terça-feira, 27 de novembro de 2012

Receita de Kefircrute: Chucrute com Kefiram (Kefirkraut: Kefir Whey- Sauerkraut)

Receita de Kefircrute: Chucrute com Kefiram (Kefirkraut: Kefir Whey- Sauerkraut)

Fonte da imagem: homemademommy.net


é probiótico! é saudável!

O chucrute é uma conserva de repolho fermentado, típico da cozinha alemã.
O kefiram, é o soro do leite que pode ser separado depois dele ser fermentado com kefir. Ele pode ser usado de várias maneiras, e uma delas é servir de iniciador para curtir verduras, e dessa maneira não precisando usar sal ou vinagre para isso.
A vantagem de se usar o kefiram para a fermentação, é que além de diminuir o tempo de preparo, os Lactobacillus & cia vão produzir vitaminas adicionais e você vai ter todos os benefícios de um alimento probiótico, cuidando do seu trato digestivo, aumentando sua imunidade, etc..
Essa receita pode ser feita sem sal, mas eu recomendo colocar o sal por dois motivos: Com o sal, o chucrute vai ficar crocante (sem o sal ele fica mole, pastoso), e o sal também protege contra outros organismos safados que podem tentar invadir a sua comida.
Por isso, acima de tudo, limpeza, limpeza, limpeza.
Eu realmente recomendo usar repolho orgânico, porque repolho é uma coisa que eles colocam tanto pesticida, agrotóxicos, etc... que além de não ser bom para você, também pode matar o kefiram.
Essa receita você pode usar para fermentar qualquer outro vegetal também (cenoura, beterraba, couve-flor, etc.)... só é importante cortá-los fininhos para fermentar direitinho.
Os temperos adicionais ficam ao seu critério, vou colocar uma sugestão que vi na receita, mas se não tiver algum ou não gostar, simplesmente não coloque ;-) ( Particularmente eu acho que os zimbros tem gosto meio de sabão..rs mas a maioria das receitas de chucrute colocam ele, por isso vou colocar aqui.. qualquer coisa vocês podem testar para provar..rsrs).

Depois de pronto, o chucrute dura muito bem na geladeira, uns 4 meses tranquilo. Quanto mais tempo na geladeira, mais ele vai pegar o gosto dos temperos.
Mas se por acaso acontecer por via das dúvidas do seu pote de chucrute cheirar mal, NÃO coma.. deve ter entrado alguém que não devia ali.... descarte e faça outro...
Eu recomendo fazer um bom tanto, 1 ou 2 repolhos e separar em potes de acordo com as proporções da receita.

Ingredientes

- 4 copos de repolho (sem o talo) cortado bem fininho (eu gosto de usar descascador de batatas)
- 1 colh. (chá) de zimbros
- 1/2 colh. (chá) de cominho
- 1/2 colh. (chá) de sementes de mostarda escura

Líquido para o fermentado
- 250ml de água
- 2 colh. (chá) de sal marinho
- 2 colh. (sopa) de kefiram (tem receita que eles colocam mais)

Preparo

Lave bem o repolho, corte ao meio na vertical e retire o talo.
Corte o repolho bem fininho (ex: com descascador de batatas ou processador de alimentos).
Coloque 4 copos de repolho cortado em uma tigela + temperos (o sal não) e misture bem.
Amacete bem o repolho com um socador de feijão até ele soltar um pouco do próprio suco e ficar com aparência brilhante.
Coloque o repolho eu um pote de vidro (de aprox. 800ml~1L) e aperte com o socador de feijão (você deve ter uns 5 cm de espaço livre no pote).
Em um recipiente, misture todos os ingredientes do líquido para o fermentado.
Despeje por cima do repolho e cubra até 2,5cm acima do repolho (e deixe 2,5cm livres até a boca do pote).
PS: se não tiver líquido suficiente, faça mais da mistura líquida para o fermentado.
Feche bem o pote com a tampa e deixe descansar quietinho em temperatura ambiente e longe do sol. (em cima da geladeira é uma boa).
Depois de 4 dias fermentando, prove para ver se já está pronto. Em 4 dias o seu chucrute deve estar pronto e pode ir para a geladeira.
O recomendado é deixar ele curtir mais 7 dias na geladeira para pegar direito o gosto dos temperos, mas se quiser pode consumir logo após os 4 dias.
PS: se você morar em um lugar muito quente, pode ser que ele fique pronto em 3 dias, ou em 5 dias, se morar em lugar muito frio, o ideal é abrir e dar uma provada.
Pronto!
Pode comer puro, misturar em saladas e servir de acompanhamento para carnes ;-)
PS2: é interessante misturar um pouco de cenoura, endro dill e gengibre em fiapos ;-)



10 comentários:

  1. Olá Barbara td bem? mo no interior do RN e não sei onde conseguir o Kefiram, tem algo para substituir para que eu possa fazer o chucrute?. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, então.. o kefiram é o soro de leite, separado do iogurte feito com kefir.... no canto esquerdo em cima no blog,logo acima dos marcadores, tem um link para uma lista de doadores de grãozinhos de kefir.. se não tiver ninguém na sua cidade, é só mandar uma cartinha para alguém aí da região e eles mandam o kefir pra você :-)

      Excluir
  2. Olá, se não quiser usar o kefir, posso usar o soro do leite, ou iogurte? em que proporção? abs. e grata pela s informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o soro do kefir é cheio de probióticos que ajudam na fermentação... não sei se o soro do leite teria o mesmo efeito.... a massa do iogurte eu não recomendo usar.

      Excluir
  3. É justamente do soro do leite que ja foi coado q precisa,ele q se chama kefiram,n use o leite ou iogurte,mas sim o soro q vc precisa coar o iogurte para ter.

    ResponderExcluir
  4. Olá posso fermentar com mel sal cuminho etc...??????

    ResponderExcluir
  5. Olá posso fermentar com mel sal cuminho etc...??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os temperos são a gosto, mas como o mel é anti bactericida pode influenciar na fermentação... nesse caso eu adicionaria depois ;-)

      Excluir
  6. Para fazer com beterraba ou cenoura, faço da mesma maneira que o repolho?
    Grata!

    ResponderExcluir
  7. Oi eh possivel fazer a fetmentacao vom kefir de agua?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...