Introdução à Cozinha do Antigo Império Romano e Receita de Passum (Vinho de Uva-Passa)

Introdução à Cozinha do Antigo Império Romano e Receita de Passum (Vinho de Uva-Passa)

Fonte da imagem: kunstkopie.de
nossa!!!

A cozinha do Antigo Império Romano é muito interessante!
Graças à sobrevivência de algumas literaturas específicas, hoje podemos ter uma idéia de como provavelmente muitos de nossos ancestrais comiam ;-)
Os romanos gostavam de "botar a mão na massa", ou seja, não eram muito de usar garfo e faca. Por isso, muitas receitas levam pães com pastinhas, patês e molhos.
O trigo foi introduzido no final do império, sendo geralmente usada a espelta. Anteriormente eles usavam um "protótipo" de trigo selvagem similar chamado Emmer.
Existem alguns ingredientes-chave na cozinha do império romano, que são usados em muitas receitas e geralmente são molhos/ preparados à base de uva entre outros.

Fonte da imagem: jaskarandiv4.weebly.com

Alguns ingredientes-chave são:

- Liquamen/ Garum: que hoje em dia pode ser bem aproximado pelo molho de peixe oriental, bem salgado e parece um "shoyo de peixe".

Fonte da imagem: frine.files.wordpress.com

- Arruda: eles usam em vários pratos, mas é preciso lembrar que ela não deve ser consumida em grande quantidade pois pode ter efeito tóxico; além de possuir a capacidade de estimular contrações uterinas... por isso, se houver a mínima possibilidade de estar grávida, ou ter problemas com ciclo menstrual, NÃO CONSUMA ... faça o prato sem arruda, deixe ela quietinha atrás da orelha..rs

Fonte da imagem: granvelada.com

- Caroenum: xarope de uva, que nada mais é do que suco integral de uva reduzido a 1/2~1/3, guarde em recipiente fechado.

Fonte da imagem: bag-verlag.de

- Semente de Levístico (Lovage/Ajwain): é um parente do salsão com gosto forte e marcante e as sementes são bem parecidas e um pouco menores do que as da erva-doce.

Fonte da imagem: aliyaleekong.com

- Assa-fétida (Asafoetida): (Silphium) é um tempero marcante, usado para substituir o Silphium, que possuía sabor parecido, mas que está extinto.

Fonte da imagem: schwartz.com

- Pasta de Tâmaras : muito usada como adoçante, juntamente com o mel, se faz retirando os caroços das tâmaras secas, cobrindo-as com água fervente e deixando descansar 30 minutos. Retire a água, deixando só 2-3 colh. (sopa), bata tudo no processador e guarde em recipiente fechado.

Fonte da imagem: glutenfreescdandveggie.blogspot.com

- Passum: Vinho de uva-passa, que hoje em dia pode ser substituídos por alguns vinhos caríssimos, geralmente com alguma denominação escrita de "passito" ou "vinho santo", straw wine.. mas aqui vamos ensinar a versão pirata que funciona muito bem :-) Por curiosidade, na minha opinião o vinho que seria um dos melhores para substituir o passum é o vinho licoroso: Néctar de Massandra (vinho ucraniano de uvas-passas, com 28% de açúcar e teor alcoólico de 13%)

Fonte da imagem: wikipedia.com

Receita de Passum (Vinho de Uva-Passa)

Fonte da imagem: massandra.net.ua - Néctar de Massandra


muito bom!!!

Polybius comentou em suas histórias que no império romano só os homens podiam beber vinho. As mulheres deveriam somente beber o Passum, que é bem adocicado.
Essa receita é uma maneira menos complicada de se obter o passum, que te um processo de manufatura mais complicada, descrito por Collumela, que você pode encontrar mais detalhes AQUI.

Ingredientes

- 100g de uvas-passas
- 500ml de vinho branco ou tinto (tenho a impressão que com o branco é melhor)

Preparo

Em um recipiente NÃO metálico, coloque o vinho + uvas-passas.
Cubra com um papel-toalha e coloque um elástico em volta.
Deixe descansar 3 dias longe do sol (as uvas-passas vão sugar o vinho).
Bata tudo no liquidificador e peneire bem, tentando extrair todo o suco.
Coloque em uma garrafa, feche bem e guarde na geladeira.
Pronto!
Agora você está preparada para fazer os seus pratos romanos :-)  

Um comentário:

  1. Excelente postagem! Muito obrigado! Você poderia dizer quais são suas fontes?

    ResponderExcluir